quinta-feira, 16 de julho de 2009

7ª Oficina

Pauta do encontro:

ESTILO, COERÊNCIA E COESÃO

1º Apresentação da mensagem – “Para Todas as Crianças” – Carlos Drummond de Andrade

2º Leitura do relatório do Caderno Volante – Zita Tramontina

3º Apresentação das Seções 1, 2 e 3 da TP4(não conseguiram fazer as apresentações na Oficina do dia 30/6):
Unidade 16: A produção textual - Crenças, teorias e fazeres (já apresentou).
Seção 1: Escrita, crenças e teorias. - EEB Nayá Gonzaga Sampaio – página 161
Seção 2: O ensino da escrita como prática comunicativa – EEB Santo Damo – página 174
Seção 3: A escrita e seu desenvolvimento comunicativo – EEF Thomaz Padilha – página 184

4º Apresentação dos Objetivos da Unidade 17 da TP5 – Estilística.

5º. Leitura do Texto – Os Diferentes Estilos – Paulo Mendes Campos;

6º Avançando na Prática – Narrando a morte de Michael Jackson (conforme os estilos apresentados no texto – 15 estilos para 15 grupos); 15 min

7º Leitura do Poema de Manuel Bandeira “Trem de Ferro” – página 18

8º Avançando na Prática – Jogral do Poema (metade – faz a repetição / outra metade o restante do texto) – evidenciando a sonoridade.

9º Leitura do Texto “Berimbau” – Manuel Bandeira – página 29

10º Avançando na Prática – Produção Textual contendo aliteração, assonância, metáforas, metonímias e onomatopéias (por grupo – tema a escolher). 20 min

11º Leitura do texto “Nunca é tarde, sempre é tarde” – Sílvio Fiorani – páginas 43 e 44.

12º Avançando na Prática – Narrar um fato...contendo discursos direto/ indireto/indireto livre e ou frases fragmentadas. (20 min)

13º Apresentação dos Objetivos da Unidade 18 – Coerência Textual

14º Apresentação POWER POINT – O que faz um texto ser coerente?
15º Avançando na Prática: Organizar os textos de forma coerente. (Encontrar no grande grupo as partes do todo do texto).

16º Apresentação dos Objetivos da Unidade 19 – Coesão

17º Avançando na Prática: COERÊNCIA E COESÃO - Apresentação de textos, fundamentando-se em comentários referentes ao discurso e textualidade.

18º Avançando na Prática: Os professores/cursistas produzirão outros textos com coerência e sem coesão.

19ºApresentação dos Objetivos da Unidade 20 – Relações lógicas no texto

20º Apresentar o texto “Uma história sem pé nem cabeça!” organizado em colunas e solicitar aos grupos que o reorganize atentando para a sequência temporal do texto (grande grupo).

21º Ler o texto “Dois sapos”, e refletir com o grupo as relações lógicas de construção de significados na produção do texto e os efeitos de sentido decorrentes da negação.

22º Sortear as perguntas respondidas como tarefa de casa para serem respondidas para o grande grupo.

23º Tarefa de casa
Colocar todas as atividades da RCPE em dia até o dia 17/7 – para que possamos fazer o relatório e levar para a reunião dos formadores no dia 20/7. (Lembrando que nosso curso tem 120h presenciais / 180h a Distância). Na reunião que se inicia no dia 20/7 estaremos avaliando o Curso/Cursistas – Formadores por regional – usaremos o critério da participação/ assiduidade e conteúdo nas atividades feitas nas Oficinas. E os trabalhos postados na RCPE – como atividade a distância.
Avançando na prática: Observar as propostas das páginas 24, 50, 93, 105, 130, 148, 162, 196, 212, 229 e aplicar uma delas em sala com aluno – conforme sorteio – e trazer o resultado para apresentar na próxima Oficina (apresentação em POWER POINT – parte por parte da sequência didática – conforme solicitado nas propostas da TP5 – com digitalização do trabalho de aluno).O professor/cursista pode escolher em fazer seus trabalhos a distância sozinho ou em grupo.
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Para trabalhar os estilos, a narração da morte do Rei do Pop, Michael Jackson:

Estilo fofoca

Estilo fofoca

Menina do céu, tu nem sabe o que eu descobri, estava eu no computador falando da Marcinha com o Paulo para a Pati, ela tava indignada, quando a Felipa entra no orkut e me diz que o Flávio, que ouviu do Mario que viu na TV, que tava dando a noticia; você não vai acreditar, o Maicon Jackson o super cantor morreu, é verdade não é fofoca; pode contar pra Valéria pra ela contar pra Jaine; será interrado só Deus sabe quando, mas a gente já ta organizando uma excursão pra ir no velório, pois vai ter muita gente, ai vai ser um show! Você vai, né!!!!!


Estilo Nelson Rodrigues

O rapaz era preto, ficou branco e morreu.

Equipe: Professores Lucimara, Zita, Marlise, Sueli e Márcio.

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Outra atividade interessante foi sobre Coerência textual. Partes de textos de gêneros variados foram distribuídos entre os professores. Estes organizaram as partes, formando um texto coerente. Abaixo, um dos textos organizados:


Para concluir esta primeira etapa do Gestar II Língua Portuguesa, frases ditas por alguns dos professores cursistas sobre o porquê estudar os gêneros textuais:


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