terça-feira, 20 de outubro de 2009

9ª Oficina - 20/10/2009


Mais um encontro...
Como é bom compartilhar desses momentos de aprendizagem que o Gestar vem proporcionando a todos nós, professores de Língua Portuguesa.
No encontro de hoje concluímos o estudo da TP1 com a realização de muitas produções escritas.
Confira algumas dessas produções:



ALUSÃO A TIMES DE FUTEBOL

ALUSÃO: ALUSÃO A TIMES DE FUTEBOL

FUT - ROMANCE

RIO BRANCO homem sério, de boa aparência, viajante, muito namorador. Passando por SÃO PAULO conheceu VITÓRIA, moça faceira, natural do ESPÍRITO SANTO, se sem um CRUZEIRO no bolso com conhecimento INTERNACIONAL e musa do SALGUEIRO, apaixonou-se loucamente.

PAYSANDU, índio, galante, que havia fixado residência no IPYRANGA, arrebatou o coração de VITÓRIA. Ele, porém, teve que mudar para GOIÁS. Com a distância CRICIÚMA imensa saudade da amada.

Anos se passaram...

RIO BRANCO JAGUARÉ aproximou-se de GRAPIÚNA, morena, alta, que morava no bairro AMÉRICA em SÃO MATHEUS, sua JUVENTUDE o encantou, esquecendo assim VITÓRIA.

VITÓRIA anos depois passeava pela praia de SANTOS, mal sabia ela que a vida lhe reservava uma PONTE PRETA para o NORDESTE, mas PAYSANDU apareceu e livrou-a.

Esse encontro lhe rendeu uma ASSOSSIAÇÃO DESPORTIVA CABOFRIENSE, pensaram que estava tudo ok. Porém a VOLTA REDONDA do quadril de VITÓRIA despertou muito interesse em CAMAÇARI que embriagado de paixão desfere treze golpes fatais em Paysandu, seu corpo foi enterrado no Rubro Negro (FLAMENGO). CAMAÇARI conquistou VITÓRIA.

O casamento foi celebrado pelo DESTEMIDO TUBARÃO nas margens da MADUREIRA. Sua lua de mel foi na maravilhosa na FORTALEZA da GAVIÕES DA FIEL.

Equipe: Elizabete, Neide, Vera.


PARÁFRASE: Parafraseando ( lições) Parafraseando (receita)





Parafraseando ( lições)






Na foto: professoras Zita e Lucimara, apresentando a paráfrase.

Receita para ler bem

Ingredientes:

4 toneladas de desejos de leitura;

2 toneladas de livros interessantes;

3 pitadas de boa vontade misturadas com

1 tonelada de intertextualidade.

Modo de fazer:

Escolha um local tranquilo e arejado, com muita luminosidade, coloque uma roupa confortável, de preferência aquele pijaminha velho e surrado, solte os cabelos, não se prenda a nada e mergulhe de corpo e alma nas páginas do livro. Permita-se viajar e interagir com a história, mas lembre-se: escolha sempre um tema relevante para você. Porém quando for obrigada a ler algo que não lhe atraia, faça-o com a mesma dedicação e obterá um excelente resultado.


Equipe: Adriana, Suely, Marlise, Zita, Lucimara e Rosete


PARÓDIA: Parodiando A raposa e as uvas

PARÓDIA: A RAPOSA E AS UVAS

Um político morto de fome de poder viu em 2010 a possibilidade de ser Presidente da República então ele usou de todos os seus recursos e artifícios durante a campanha eleitoral: comprou votos da população carente em troca de cestas básicas, carteiras de motorista, vale combustível e dentaduras...

Também foi financiado pelos mega-empresários da cidade e do campo. Mentiu descaradamente nos programas eleitorais, difamou os adversários cruelmente. Apresentava-se como o salvador da Pátria e caçador de marajás. Jurou que jamais colocaria um real na cueca, nem receberia mensalão e não empregaria parentes em qualquer esfera do poder.

Por fim chegou o dia da eleição e depois de encerrada a contagem dos votos o político viu ir por água abaixo seu sonho de ser presidente e consolando a si mesmo disse com desdém:

____Nem queria mesmo ser presidente num paisinho de terceiro mundo. Imaginem só eu teria até que trabalhar!

Equipe: Silvana, Edilnea, Luciane, Rita e Clarice.




Nenhum comentário:

Postar um comentário